quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A evolução das garatujas!

Garatuja é o nome dado aos primeiros desenhos que as crianças fazem e que no começo são rabiscos, e aos poucos vão tomando forma. Eu adoro acompanhar essa evolução do meu filhote, ele sempre curtiu muito desenhar e pintar, e desde cedo solta a imaginação no papel. Hoje em dia tenho que tomar cuidado senão ele vai me pedindo pra desenhar tudo ao invés de tentar, então eu sempre estimulo ele a fazer o desenho que ele me pede, e depois elogio bastante, mostro pro papai e quem mais estiver ao lado. E ele fica todo orgulhoso! 
O primeiro desenho com sentido que Igor começou a fazer foi o Sol. Digo com sentido porque ele mesmo dizia que era um Sol enquanto ia fazendo! Fez o "círculo" e depois muuuuitos raios solares rsrsrsrs, e a gente sempre estimulando e elogiando! E esse mês ele veio com uma novidade, desenhou a sua primeira "pessoa"! Começou pela "cabeça" e disse que era o papai, depois foi fazendo as partes e dizendo: a perna, a outra perna, o braço... uma fofura, e eu só observando. No final fez até os pés e as mãos, e um olho só rsrsrsrs. O desenho ainda é muito primário, mas o que vale é a intenção e a imaginação! Eu já tinha estudado na faculdade que sempre as crianças começam a fazer as pessoas assim com um "círculo" que seria a cabeça, e dali mesmo saindo as pernas e braços, sem pescoço, corpo e outras divisões complexas, e foi isso mesmo que aconteceu! É muito interessante ver as coisas que eu estudei e estudo, acontecendo na prática, e melhor ainda, naturalmente! 
Esses dias ele também desenhou pirulitos, e veio todo feliz me chamando pra ver. Já fui desconfiada, pois se o desenho não podia vir até mim pra ele me mostrar, onde estaria?? No sofá!!!!!! Achei até interessante os pirulitos, mas precisava ser justamente ali? Maaaaas acabei elogiando o desenho... minha casa agora está bem decorada, com arte abstrata nas paredes e pirulitos no sofá! 
Achei um trecho de um texto que descreve rapidinho o que eu falei sobre as garatujas de forma bem resumida e direta:
"Os primeiros desenhos, por volta dos 14 meses, são traçados longitudinais, desprovidos de controle motor e sem sentido. Com 1 ano e meio, surgem os movimentos circulares. (Foi perto de fazer dois anos que ele começou a desenhar o Sol.) Por volta dos 3 anos, eles se fecham em formas independentes. Ganham significado, ou seja, a criança lhes atribui nomes e conta histórias sobre o que retratou. Aos olhos dos pais, os rabiscos ficam mais reconhecíveis. Nessa fase, aparecem os primeiros indícios de figuras humanas. (Foi assim quando ele desenhou o papai.) A evolução da garatuja é paralela ao desenvolvimento cognitivo da criança." (texto daqui)
Eu sempre guardo alguns desenhos feitos por meu filho, e sempre que vou acrescentar mais um, fico olhando como o traço ficou mais firme, como ele se preocupou mais em usar várias cores, e agora, estão surgindo os desenhos mais "evoluídos" hahaha e eu estou curtindo mais ainda. 
Vejam a evolução das garatujas de Igor:

Com 1 ano e 2 meses! "Rabiscos lineares".


1 anos e 7 meses! Formas circulares coloridas!


Perto de dois anos. Primeiro Sol com muuuuitos raios! 


2 anos e 4 meses. Aqui ele desenhou e pintou os "círculos" que fez! 



2 anos e 7 meses. O papai! Como ele mesmo descreveu!


E como não podia faltar...
Os pirulitos no sofá!!! Com 2 anos e 7 meses também!


Agora meu artista! Com 2 anos e 1 mês, experimentando novas possibilidades!


S2

7 comentários:

Ana disse...

Oiiii!olha só,essa eu não sabia!!Aqui é cheio de garatujas e eu nem sabia o nome,hahahaa!!Adorei!Que fofo ele e os desenhos dele,Palomaaaa!Uma graça!!( e o sofá?da vontade de infartar na hora,né??hihihi)
O Enzo tb simplismente ama desenhar.Puxou de mim,eu sempre gostei,e modestia a parte eu desenho muito bem..kkkk,é serio!E ele desenha tanto,o tempo inteiro..agora mesmo por exemplo..eu to aqui e ele desenhando..rss
certa vez o desenho dele foi escolhido para ilustrar um artigo sobre o folclore da escola..eu fiquei tooooda orgulhosaaa...e tenho todos os rabiscos,ops..garatujas,dele quando ele era da idade do teu filho!! :-)
Adorei o post,beijos e uma otima semana!!

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

rsrsrsrsrs vc teve que deixar ele de molho para tirar esta tinta toda do corpo ???? é amiga acho que vc tem um artista em casa viu .... e olha só uma mamãe que guarda as "artes" do filhote .... qui demais !!!

ps.: eu adoraria acompanhar a evolução da minha princesa (privilégio de poucas viu amiga) tem dias que no final de semana ela ensaia alguma arte e no outro ela já é professora rsrsrsrs

beijos

Ivna Pinna disse...

Paloma, eu nao sabia que o nome era esse! Aqui ta cheio desses tbm!
O que mais me imprecionou foi uma ave que ele fez, ha um tempinho atras, ele desenhou o papagaio meio estilizado, mas foi sem querer, nos que visualizamos. E ficou muito bom, achei impressionante! E aqui tbm rola muita parede re-decorada e tinta por todo lado! hehehehe
Mes passado ele pintou uma telinha toda de marrom e nomeu de bombom! hahaha

Beijos

Cristiane disse...

Ai que interessante, sempre digo pro meu marido que é super importante elogiar, perguntar o que é né!? Na escola a tia já pediu pra desenhar sobre a história que elas haviam contado... Preciso para mais pra desenhar com o bruno... Bruno gosta muito de mexer com tinta, nossa ele ama!!Vivo elétrica... cris

Unknown disse...

Oieee,

Eu tb fico toda besta com as artes do filhote!!
No dia dos pais ele desenhou na escola um cartão pro papai, fez o papai direitinho: cabeça, pernas, braços e...óculos!! Incrível como ele fez questão deste detalhe! rsrsrs
Hj a mais nova, Cacá, resolveu que desenhar no papel era meio sem graça e por isso rabiscou o corpo todinho!! hahahaha
São uns fofos mesmo!!

Bjo!

Loreta #amigacomenta;)

@bagagemdemae
www.bagagemdemae.com.br

Chris Ferreira disse...

Oi Paloma,
que legal que vc ganhou! Fiquei felz! Muito obrigada pelas palavras de apoio! Vai ficar tudo bem logo, se Deus quiser!
Amei a postagem e principalmente a última foto! Muito boa! Kkkkkkkkkkkk....
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Rogeria disse...

Adorei saber o nome, chamava de rabiscos mesmo, tenho muita saudades dessa fase,meus pequenos já estão com 11 e 9 anos,estou tentando registrar todos os desenhos em foto,pois ñ tem mais espaço para guardar nada,rsrsrs
obrigada pela visita na postagem sobre esmaltes,eu pintei a minha no sábado pela manhã pra poder participar,isso vai me estimular a estar toda semana com as unhas pintadas...bjks!!!

Veja também:

.