terça-feira, 16 de abril de 2013

Atualizando - Atividades que fizemos em 2012

Igor tem adorado fazer atividades em casa. Ele se diverte, passamos um tempo maravilhoso fazendo algo juntos, e de quebra ele ainda aprende! Eu estava fazendo um post para cada atividade, mas como o tempo passou e eu me passei no blog, vou resumir para atualizar e depois volto a postar de acordo com a atividade que fizermos! Essas fizemos em outubro, novembro e dezembro de 2012:

Criamos nosso "quarto das artes", onde Igor pode dar asas a sua imaginação, com tudo bem organizado e ao alcance dele para usar a hora que quiser!


Atividade de musicalização: versão caseira do material montessoriano "Cilindros Sonoros"!
Cada par (um vermelho e um azul) tem o mesmo som, e através da audição a criança deve formar os pares!
Trabalhando a percepção auditiva, a memória e a concentração de forma divertida!
  


 Atividade de vida prática: Lavar roupas!

Os exercícios de Vida Prática tem como objetivo pedagógico a "educação dos movimentos através de atividades preparatórias para as ações do cotidiano. Constitui-se numa verdadeira ginástica para os músculos, desenvolvendo a coordenação motora ampla e fina" (montessori)



Atividade de ciências
Com um modelo feito por nós em casa, Igor aprendeu sobre os movimentos da Terra e da Lua de forma lúdica. Tudo com uma linguagem bem clara, direta e apropriada para uma criança de 3 anos! 


Atividade de matemática
Fabricando nosso próprio material de matemática!
Trabalhando a motricidade fina (essencial para uma boa pega no lápis e escrita com firmeza no futuro), a concentração e a representação de quantidades. 
(3 anos, detalhe das unhas pretas de brincar na terra rsrsrs)



Atividade de vida prática!
Arrumar a "mesa", servir a "comida" e a "bebida". 

De forma lúdica treinamos uma atividade importante do cotidiano, desenvolvemos a noção de organização e trabalhamos a coordenação motora nas transferências de sólidos e líquido! 


Fizemos um quebra-cabeça com coisas que tínhamos em casa! Um antigo catálogo desatualizado que estava encostado aqui, virou brinquedo! Com papel paraná, papel verde, cola, tesoura e estilete, transformamos algo sem uso em um brinquedo educativo! No começo a gente montou juntos algumas vezes, mas sempre incentivando ele a olhar o modelo, agora ele já está encaixando quase todos os estados sozinho! 


Quebra-cabeça educativo feito em casa!
Para reconhecimento do próprio nome fizemos um com a foto e o nome de igor, e para treinar os números usamos uma imagem tirada de revista!
Materiais: Palitos de picolé, imagens diversas, cola, caneta permanente (para fazer as letras ou números) e estilete (pera separar as partes depois de colada a imagem no palito)


 Caixa sensorial - insetos

Explorando e aprendendo!
Atividade de ciências e natureza!




Atividade de ciências!
Aprendendo sobre o corpo humano, fizemos nosso próprio esqueleto de papel, meio tortinho e desproporcional rsrsrs, mas rendeu ótimas explicações sobre o esqueleto, de forma lúdica e divertida!
 


 Atividade de separação e linguagem (reconhecimento do nome)

"Sopa de letrinhas" para "pescar" as letras do nome!



 Depois de aprender sobre a extinção dos dinossauros, Igor virou paleontólogo, além de aprender sobre a história ele conheceu mais uma profissão!!!


 Atividade de matemática!

Torre de Hanói 
Como ele é pequeno e ainda não sabe resolver o problema, usamos como torre decrescente, desenvolvendo a noção de ordem, lógica, tamanhos e a motricidade fina. Primeiro ele ordena a sequência e em seguida monta a torre.



 "Virando um homem das cavernas" e aprendendo sobre os desenhos rupestres!! Vivenciando a história de forma lúdica!!!



Agrupamento de figuras de acordo com a letra inicial. Joguinho feito em casa com letras de lixa e figuras recortadas, coladas em papel paraná, forrado com durex grosso e utilizamos "imãs de farmácia" no fundo de tudo! (3 anos e 5 meses)



Licença Creative Commons





3 comentários:

Unknown disse...

Caramba, adorei as atividades que vcs fizeram. Uma mais legal que a outra. Ameeeeei a do corpo humano. E super legal a idéia de reaproveitar os potinhos das papinhas. Adorei o seu blog. um super beijo Ah, e vc acertou o tema da festa hahaahhaaha

Mamãe pela 2ª vez disse...

Paloma te admiro muito, fico aqui babando em vcs, e pensando que riqueza de conhecimento vc esta dando pra ele e que vinculo vcs estão criando.
Confesso que tenho vontade de fazer aqui tbm mas sou preguiçosa.
Ando sumida do blog tbm, depois de outras redes sociais as pessoas abandonaram seus blogs, os comentários diminuíram, outros blogs viraram comercio puro, as pessoas só lembram de vc na hore de pedir pra curtir uma página, mas não largo não é um registro pros meus filhos. bjus

Chris Ferreira disse...

Oi Paloma, amei todas as brincadeiras, mas essa do quebra-cabeça no palito de picolé foi demais.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Veja também:

.