sábado, 1 de agosto de 2015

Atividades que fizemos em 2013 - Igor 4 anos

Eu já tinha postado algumas atividades de 2013, mas o tempo acabou passando rápido demais e eu me passando mais uma vez rsrs e a maioria ficou sem post. Então vou fazer aqui um resumo de todas as outras atividades que fizemos quando Igor tinha 4 anos. Espero que gostem!!



Atividade de vida prática!
Lavando o chão com a água reaproveitada da máquina de lavar roupa!!
"Os exercícios de Vida Prática tem como objetivo pedagógico a educação dos movimentos através de atividades preparatórias para as ações do cotidiano. Constitui-se numa verdadeira ginástica para os músculos, desenvolvendo a coordenação motora ampla e fina" (montessori)


Atividade de vida prática: colher seriguelas sozinho com instrumento adequado e adaptado ao tamanho da criança!
Essa atividade estimula o contato com a natureza e exercita a coordenação motora e a coordenação olho-mão. Ele precisa mirar na fruta, encostar a ponta do pegador e fazer um pequeno movimento giratório para a fruta se soltar dentro do recipiente! 


Circuito da água para molhar as nossas plantas de uma forma interessante e divertida!
Estabelecendo relações de causa e consequência, trabalhando a coordenação motora (transferência de líquidos) , a coordenação viso-motora e a concentração.
Igor adorou, fomos levando nosso circuito para todas as plantas que tínhamos que molhar! Foi a maior diversão e ele ficava super concentrado na água! 


Caixa sensorial Era Glacial. Conhecendo a história do mundo.
Brincando e aprendendo sobre a Era do Gelo.


Atividade de separação.
Classificação de castanhas em pequenas, médias e grandes.
Do caos a ordem! Trabalhando a noção de tamanhos e a organização. Esse desafio foi maior para Igor pois é um pouco difícil diferenciar as castanhas quando estão todas juntas, mas ele foi persistente e conseguiu organizar todas!


Atividade de ciências e natureza: conhecendo e explorando a "moradia" de alguns insetos.
Uma casa de marimbondo (vespa), um casulo e parte do ninho de uma colmeia!
"Crianças montessorianas tendem a desenvolver os seus conhecimentos através de uma apreciação autêntica do mundo natural, seus componentes vivos e não vivos, e suas inter-relações. Estudos ambientais e ecológicos não são áreas curriculares fragmentadas, mas um modo de vida."

Atividade de ciências e natureza: vulcões!
Aprendendo sobre estruturas geológicas e desastres naturais! Trabalhando também a coordenação motora nas transferências de sólidos e líquidos, e na modelagem do vulcão. 



Circuito psicomotor!
Trabalhando o equilíbrio, a coordenação motora e a noção do próprio corpo!
Percurso: sobe pela rampinha, depois passa pela "barra" 1, atravessa a "ponte", depois passa pela "barra" 2, sobe no pneu e pula no pufe!

Atividade de ciências e natureza
Conhecendo a Embrapa semi-árido em Petrolina-PE. Como nosso rancho também fica no semi-árido, fomos aprender sobre as possibilidades maravilhosas em pleno sertão, onde são plantados tipos de frutas que ninguém imaginava que se adaptariam a região, ajudando a mudar a cara da fruticultura irrigada. Experiência enriquecedora para aprender a amar cada vez mais a natureza!



Atividade de linguagem
Moldes de letras!
Se familiarizando com as letras e exercitando a coordenação motora fina (essencial para uma boa pega no lápis e, consequentemente, uma escrita firme e bem feita no futuro). Brincando e aprendendo!!


Atividade de ciências e natureza/sensorial

Fabricando a própria água-viva! Além de conhecer sobre um novo animal, praticamos a coordenação motora e o auto controle no corte com a tesoura e na transferência de líquido com funil.

Achei essa ideia na net, é super legal pois quando viramos a garrafa a "água-viva" sobe certinha, como estamos apenas com celular não dá pra ver tão bem na foto, mas pela cara de concentração dá pra perceber que é muito interessante rsrsrs


Atividade de ciências e natureza (animais ovíparos) e matemática (tamanhos/ordem).
Associação de ovos e cartões.
Aprendendo primeiro sobre os animais que põem ovos e as diferenças de cada um associando os ovos aos cartões e conversando sobre eles. Depois trabalhando a noção de tamanhos (pequeno, médio e grande) e ordem (arrumando primeiro em ordem crescente e depois em decrescente). Essa atividade foi sucesso, pois Igor ama aves! Utilizamos ovos que tínhamos em casa e para fazer os cartões usamos foto de Igor com as emas, foto dele com a galinha, e uma imagem tirada da net que é a da codorna!


Atividade de ciências
Conhecendo o corpo humano
Brincando e aprendendo! Começando a conhecer o corpo humano por dentro: esqueleto, sistema digestório, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema nervoso e pele. Trabalhado de forma lúdica e com linguagem simples, objetiva e adequada a uma criança de 4 anos! A intenção não é cobrar nem decorar nada, apenas familiarizar-se e despertar a curiosidade e o interesse!


Brincando de escolinha, treinando a escrita do número 5 e a coordenação motora fina!


Atividade de artes!
Aprendendo sobre as cores primárias e o resultado das misturas entre elas!


Atividade de ciências.
Aprendendo sobre o sistema solar!
Depois de conversarmos sobre o assunto e ver fotos, fomos explorar o material concreto. Ele manuseou e brincou bastante, e juntos ordenamos os planetas. Depois representou o sistema solar a partir do que ele aprendeu/entendeu (ele pintou os planetas e eu recortei, depois ele fez a colagem de jeito dele). Tudo de forma bem lúdica, simples e com linguagem adequada a idade (4 anos e 1 mês)!
Sistema solar feito em casa: fundo feito de papelão forrado com feltro. Os planetas, o nome e o Sol foram pintados, colados em papel cartão e recortados, forrados com durex grosso e velcro colado no fundo de todos. 




Atividade de ciências e natureza
Bandeja dos quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar)
Igor está adorando aprender sobre os quatro elementos, então representamos eles em um cantinho da nossa casa!


Atividade de ciências e natureza / sensorial
Caixa sensorial insetos, com direito a entrada do formigueiro de verdade, parte de colmeia de verdade e casulo de verdade encontrados em nosso rancho! Aprendendo sobre a vida dos insetos de forma lúdica. Ele ficou super empolgado quando viu, foi sucesso! Acho que pela carinha dele dá pra perceber rsrsrs!




Atividade de matemática
Usando o material que fizemos juntos. Primeiro representando as quantidades, e depois retirando na sequência de forma crescente e ordenando para formar a pirâmide! Trabalhando quantidades, sequência e ordem.


Atividade de matemática
Trabalhando os conceitos de inteiro e metade de forma lúdica
Vira uma tampinha e coloca no cartão, se for "1" coloca a peça inteira no cartão, se for "1/2", corta a peça e coloca só metade. Ele adorou a brincadeira, repetimos várias vezes!!


Atividade de vida prática: alinhavo
(fase 1: sem agulha)
Trabalhando a firmeza nos dedos e a motricidade fina (essenciais para uma boa escrita no futuro), a coordenação olho-mão, a concentração e a paciência. E começando a aprender uma atividade importante para a vida. Ele ficou super orgulhoso de ter conseguido fazer os 4 círculos certinho (eu ajudei dando as coordenadas, mas ele que executou)! Atividade super simples feita com escumadeira e cadarços. 



Atividade divertida e refrescante de final de semana: pescaria!! 
Trabalhando a coordenação motora ampla e a coordenação olho-mão!



Atividade de ciências
Explorando o sistema solar!
Primeiro organizei os flash cards na ordem certa, aí ele fez o pareamento dos planetas com as cartas. Depois seguindo a ordem ele foi montando o sistema solar no quadro de feltro, na ordem correta dos planetas! No final ele guardou tudo por iniciativa própria, já treinando também a organização em uma atividade de vida prática! (4 anos e 3 meses)



Inteligência emocional
Aprendendo a reconhecer e interpretar os sentimentos
Primeiro brincamos bastante de representar as expressões dos flash cards, depois Igor desenhou cada uma delas do jeito dele, e montamos este quadro!! Embaixo tem o bolsinho com as cartas, ele muda de acordo com seu estado de espírito, e aí conversamos sobre o momento. Representando as emoções de forma lúdica!

Associação de letras e cartões! Trabalhando com o alfabeto de forma concreta e divertida, e estimulando a concentração. 



Atividade de matemática
Noções de adição
Representando o número 4 de diferentes formas. (1+1+1+1 ); (2+2) ; (3+1) e (4+0)



Atividade de ciências
Os cinco sentidos!
Associação de cartões e objetos (olfato = perfume; visão = espelho; audição = apito; paladar = bala; tato = massinha de modelar)



Ambiente preparado para exploração livre - "estante do espaço"
Estante de educação cósmica (sistema solar interativo, flash cards sistema solar, maquete Sol - Terra - Lua, astronautas e equipamentos espaciais)
"O ambiente preparado baseia-se na teoria de que a criança cresce, aprende e desenvolve-se através da liberdade e de experiências vividas em ambientes positivos e apropriados."
Ambiente preparado de acordo com os interesses do meu filho.



Atividade de ciências e natureza
Aprendendo sobre as direções do vento, descobrindo para que lado ele está soprando e conhecendo um instrumento meteorológico com nossa "biruta" improvisada!!



Atividade de matemática
De forma super simples e divertida, usando coisas que tínhamos em casa, trabalhamos os conceitos de tamanhos, ordem e sequência!



Atividade de ciências
Experiência para ver a atuação dos microorganismos (ciências), e a necessidade de lavar as mãos (noções de higiene)!!
Igor cortou a maçã (vida prática) e manuseou uma parte com a mão lavada, e a outra parte com a mão sem lavar ("aparentemente limpa"). Depois colocou cada uma em um pote fechado e esperou alguns dias (trabalhando a paciência). 
Depois de 3 dias elas estavam bem diferentes! A que foi manuseada com a mão limpa ficou só levemente escurecida e continuou firme e com cheiro agradável. Já a que foi manuseada com a mão "suja" estava completamente preta, bem molenga, com cheiro ruim e cheia de mofo.

Foi uma atividade muito legal e interessante para mostrar na prática a atuação dos microorganismos e a necessidade de manter as mãos sempre limpas! Fez sucesso por aqui!



Vida prática
Abrindo uma cpu antiga (com supervisão!) e aprendendo a tirar parafusos, trabalhando a coordenação motora ampla e fina, e a coordenação olho-mão.
O charme é a capa de super-herói criada por ele mesmo rsrs
Além da importância do exercício de vida prática para o futuro, também são movimentos pré-escrita, importantes para uma pega firme no lápis e uma letra bem feita. Exercício simples de criar e super rico.


Brincadeira sensorial!
Insetos no gelo!
Trabalhando a paciência, a persistência e a resolução de problemas. Também serviu como experiência científica já que ele usou sal para ajudar a derreter o gelo!!
Sucesso total, ele fez questão de "salvar" todos os insetos!!! 



Criação livre com formas geométricas
Estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração
Segundo Igor: um surfista com sua prancha em cima da onda, na areia um coqueiro com um coco pendurado, e o sol em cima!


Caixa sensorial insetos!
Este tema é um dos preferidos de Igor! Brincando e aprendendo.
Diversão garantida no domingo de manhã!! Quem precisa de TV, pc e afins?!? Ser criança é bom demais!!



Atividade de matemática / sensorial
Continuando a confecção do nosso material de matemática com inspiração montessoriana. Agora chegamos na fase das "placas de centenas"
Trabalhando a representação numérica, sequência numérica, representação de quantidades, contagem, coordenação motora fina (essencial para uma boa pega no lápis e escrita) e coordenação olho-mão.



Encantando-se com o mundo real e aprendendo sobre os fenômenos da natureza!
Em uma tarde nublada, contemplando um espetáculo de raios, relâmpagos e barulhos de trovões! 
"Não importa o que tocamos, um átomo ou uma célula, não podemos explicá-lo sem o conhecimento do universo inteiro. " (Maria Montessori)


Por enquanto é só! Logo mais voltaremos com as atividades de 2014!!!

Licença Creative Commons




Nenhum comentário:

Veja também:

.