quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brincando e aprendendo: Caixas sensoriais!

Estou apaixonada pelo conceito de caixa sensorial utilizado no método Montessoriano! De uma forma lúdica e divertida, são apresentados os temas de acordo com a idade da criança. Quando são bebês o lance é explorar texturas e cores, e para os maiorzinhos, a caixa sensorial deve trazer aspectos do real, para ensinar de forma lúdica aspectos da história, ciências, geografia... tudo e qualquer tema pode ser explorado com essa atividade! Cada tema deve ser trabalhado como se fosse contada uma história fantástica, que criança não vai gostar de aprender assim? Os temas devem ser de acordo com os interesses da criança e dos materiais disponíveis. O bom é associar a caixa a algum livro que fale sobre o tema tratado e tenha bastante imagens. É muito importante respeitar a capacidade de entendimento da criança de acordo com sua idade, os temas devem ser apresentados de form lúdica e divertida. Já fizemos algumas caixas sensoriais aqui em casa, e as que fizeram mais sucesso foram a da pré-história e a do ambiente marítimo, vejam:

Caixa sensorial da pré-história!
Com essa "brincadeira" Igor aprendeu como viviam os homens das cavernas, como eles comiam, como escreviam e como se abrigavam do frio e da noite. A riqueza dos detalhes na hora de contar as estórias vai depender da idade da criança; quanto mais velha mais completa a bordagem!
Aqui utilizamos brinquedos que Igor já tinha, areia, gravetos, pedras e plantinhas para representar a vida na pré-história!


Igor já tinha esse brinquedo da pré-história há algum tempo, mas ele brincava como se fossem bonecos normais. Depois que contei a estória para ele, passou a contextualizar a brincadeira utilizando aspectos que ele aprendeu com nossa "experiência" e até narrando os fatos reais de uma forma muito legal! Agora se o assunto for pré-história, ele não fica de fora do papo rsrsrsrsrs.

A partir dos materiais utilizados nesta caixa da pré-história, fizemos a caixa sensorial de ambientes marítimos. Apenas trocamos os brinquedos e acrescentamos o "mar" de papel crepom! Na confecção da caixa Igor treinou bastante o corte com tesoura na hora de fazer o oceano. Ao longo da exploração ele começou a me questionar sobre os animais que sobrevivem fora da água, e conversamos muito sobre isso. Ele aprendeu sobre o habitat dos animais, expliquei sobre o ciclo de vida deles, falamos sobre o oceano, as marés... Tudo de forma bem simples e de acordo com a capacidade de entendimento de uma criança de 3 anos!


O adulto deve participar no começo, falar sobre o tema e depois deixar a criança explorar e brincar sozinha, para que ela "ponha em prática" o que aprendeu!  Posso garantir que ele adorou as "brincadeiras" e passou hoooras brincando e explorando!!! 



Licença Creative Commons

9 comentários:

Nena disse...

Adorei esse post... o texto é muito claro e explicativo, dá vontade de fazer também. traz a caixa, mas traz igor junto!!!!!

Ivna Pinna disse...

Muito bom amiga! Vc como sempre trazendo as maravilhas pro nosso cotidiano, de forma bem simples!!!
Gostei muito. Igor deve ter se divertido por horas com essa caixa né?

Beijão

Chris Ferreira disse...

Oi Paloma,
Que delícia de brincadeira!
E ficou lindo demais!
Amei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

qui maximo .... tédio é uma coisa que o Igor certamente não sabe o que é rsrsrsrs

beijos e bom final de semana

Caroline Carvalho disse...

Oi querida, hoje estava olhando alguns blogs e cheguei ao seu.
Também utilizo Montessori com meu meninos gêmeos, aqui já adaptamos o quarto e fazemos a caixa sensorial.
Teremos muito para conversar e aprender.
Vou te seguindo e aguardo sua visita para conversarmos mais.
www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br
BJS

rabiscando e me recriando disse...

uauu, igao colocando a mão com a mão na massa, aprendendo c todos os sentidosss, isso aiii, saudades deste menino lindo!!!

Mamãe pela 2ª vez disse...

Paloma passe la no blog tem brincadeira, pra relaxar kkk

Ivna Pinna disse...

Amiga, deixei um meme pra vc lá no blog!

Beijos

Ana disse...

Uau,adorei!! posso salvar teu post no meu pinterest?? :)
achei muito massa!! vi dia desses algo semelhante e acho que teu guri ia curtir tb : a mãe congelou um bloco enorme( numa bandeija dessas) e encheu de dinossauros de plastico..depois ela tirou da "forma" e ficou um grande bloco de gelo com os dinos presos la dentro.A ideia foi que o pequeno " explorador" passasse um tempo descobrindo como tirar os tesouros dali de dentro: com marretas de brinquedo,com agua... achei muito legal tb e to doida pra fazer aqui nesses dias de calor!! se vc por em pratica,me conta o que acharam!! assim que o enzo entrar em ferias vou testar essa e as suas dicas!!
bjao e otima semana!!

Veja também:

.